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Recuperação de Perdas Comerciais

A Singel, desde 1998, foi pioneira na prestação de serviços visando a redução de perdas comerciais às concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Este serviço tem como principal objetivo a redução das perdas geradas no sistema e, por conseguinte, recuperação de receitas no mercado consumidor. Para tal, são observados níveis de fraudes, avarias e falhas de cadastro que causam a redução do consumo faturado pela concessionária. A Empresa conta com um quadro altamente qualificado, avalizado pelo know-how adquirido em mais de 1.650.000 unidades consumidoras inspecionadas, 170.000 negociações de débitos diretamente com consumidores e mais de 350.000 medidores de energia elétrica substituídos.

Definição

Perdas Comerciais + Perdas Técnicas = Perdas de Energia Elétrica

As instalações elétricas envolvem as etapas do projeto e da implementação física das ligações elétricas, que garantirão o fornecimento adequado de energia em determinado local.

Perda comercial é a energia elétrica fornecida e não faturada por:
Inconsistência cadastral Falha de equipamento de medição Desvio de energia

Objetivos

Para redução das perdas comerciais é necessário:

Avaliar o montante de energia fornecida e não faturada. Reduzir as perdas através de inspeção e cobrança. Atender normas do poder concedente.
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Etapas da Execução do Serviço

A Singel Engenharia é a primeira empresa do Brasil a disponibilizar o Ciclo Completo da Recuperação de Perdas Comerciais, utilizando treinamento específico em cada área da operação.

Ciclo completo da recuparação de perdas comerciais

Avaliação

Estratificação do mercado em segmentos de classe e tipo
Definição aleatória da amostra
Inspeção da amostra
Conhecimento dos índices de perdas

Análise

Indica onde realizar inspeções com melhores resultados, definindo-se:
Segmentação por classe e tipo de consumidor
Quantidade de inspeções
Recuperação de energia projetada
Valor financeiro projetado
Investimento necessário

Inspeção

Para executar o serviço considera-se:
Logística
Grau de assertividade
Operacionalidade
Análise de desempenho

Cobrança

A eficiência da cobrança é otimizada com:
Estrutura regionalizada de atendimento ao consumidor
Formalização do débito retroativo
Negociação do débito
Acompanhamento das receitas

Recuperação

Compreende-se através das ações de:
Atualização do cadastro comercial
Substituição dos equipamentos de medição
Cálculo e cobrança da energia retroativa

Relatórios

Apresentação periódica do desempenho das atividades
Índice de assertividade
Índice de assertividadeValor calculado e negociado

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Campanha de Medidas

Serviço prestado às concessionárias de energia elétrica com objetivo de efetuar o levantamento de dados sobre a qualidade da energia fornecida e o perfil de consumo por tipo de cliente. A Empresa reúne todo conjunto de necessidades para a realização deste serviço, como quadro treinado e qualificado, equipamentos como medidores com memória de massa e transformadores de corrente especialmente desenvolvidos, softwares de leitura dos dados coletados e completa mobilidade destes fatores, tendo atendido mais de 10 concessionárias em diversas regiões do país.